Atualização do RouterOS - Dúvidas e Problemas Freqüentes

Olá, pessoal!

Mais uma dúvida, e esta é bem recorrente. Sobre a atualização do RouterOS.

Antes de mais nada é preciso desfazer uma confusão que muitos fazem, que é confundir versão do software com o nível da licença. Este é assunto do próximo post, uma vez que License Level não é o foco deste tópico. Aqui trataremos, portanto, da versão do software, e não do nível de licença.

Esta confusão muitas vezes ocorre por que o RouterOS informa, na aba "/system license", que é atualizável somente até versão "x.x". Entretanto, eu nunca tive problema em atualizar para versões superiores que as informadas neste campo. Se seu RouterOS estiver, por exemplo, com a versão 3.28 e ele informa, na tela License, que é atualizável somente até a versão 4.X, é possível sim, pela minha experiência, atualizá-lo para as atuais versões 5.X sem complicações. Vamos ver como se faz.

1 - A primeira coisa a fazer é, caso seu equipamento for uma Routerboard, verificar se o firmware da placa está atualizado. Isso não é necessário em PCs ou qualquer placa com arquitetura x86. 
Para isso, na interface TERMINAL do RouterOS, digite /system routerboard, depois rode o comando "upgrade" e depois reinicie o sistema. O Windows que esta rodando o Winbox deve estar conectado à internet. Ele baixará o novo firmware e se atualizará sozinho, após clicar "y". Veja abaixo:

Depois rode o comando "/system reboot" para reiniciar.


2 - O próximo passo é assegurar-se de que seu Software ID está atualizado, pois caso contrário, a licença do seu roteador não será válida para as versões atuais. Para isso, verifique se seu RouterOS está com versão anterior à 3.30. Caso positivo, este deverá ser atualizado para esta versão. Ela não está mais disponível no site oficial da Mikrotik, mas você encontra no nosso artigo Pacotes da Versão 3.30. Cuide para colocar em seu roteador o arquivo do pacote correto para a arquitetura do processador de seu equipamento (MIPS-BE, MIPS-SE, X86 ou PowerPC). Isso é facilmente identificável na barra de título do Winbox, conforme print abaixo:

Arquitetura do Processador do hardware utilizado para o RouterOS
Arquitetura do Processador do hardware utilizado para o RouterOS

Com a versão 3.30 instalada, se for o seu caso, vá no menu System > License e clique em Update License  Key. O Windows que você está rodando o Winbox deve necessariamente estar conectado à internet para que a atualização do Software ID funcione corretamente. Ele pedirá para reiniciar o roteador depois desta ação.

A primeira parte está pronta. A licença de seu RouterOS funcionará para as versões mais atuais.
Resumindo o que foi feito até agora, você precisa usar a versão 3.30 do RouterOS para poder atualizar seu SoftwareID para as versões atuais (2), e para isso o firmware de sua Routerboard deve estar atualizado também (1).

3 - Agora o que você deve fazer, antes de colocar a última versão do RouterOS disponível, é atualiza-lo para a versão final e estável seguinte, que no caso é a 4.17, e esta sim ainda está disponível no site oficial da Mikrotik (agosto de 2012). 

Somente depois disso é que você pode instalar a versão 5.xx (a última, enquanto escrevo esta dica, é a 5.19).

Espero ter ajudado! Qualquer coisa, deixa um comentário que dou uma olhada!

Abraço!

Comentários