MIMO com Mikrotik e Ubiquiti juntos

Olá pessoal!.

Vamos ver agora a compatibilidade do MIMO dos equipamentos da Ubiquiti com os equipamentos da Mikrotik. Muita gente acredita que não são compatíveis, mas isso não é verdade! Vamos ver agora.

O MIMO é uma técnica de transmissão de padrão aberto. Equipamentos MIMO devem poder se conectar sem problema neste padrão, independente de fabricante. Um link estabelecido entre um equipamento Ubiquiti da linha M5 pode sim se conectar com Mikrotik utilizando MIMO!

Entretanto, é preciso ter atenção com relação aos padrões TDMA dos dois fabricantes. Estes sim são incompatíveis entre si. O protocolo NV2, da Mikrotik, não se comunica com o protocolo AirMAX, da Ubiquiti. E isso geralmente causa uma certa confusão, pois se confunde MIMO com tecnologia TDMA, proprietária dos fabricantes.

Sendo assim, para que os equipamentos se conectem utilizando as maiores taxas de transmissão do MIMO, é preciso desativar estes dois protocolos, quando os fabricantes são diferentes.

Segue um vídeo da Computech que ensina a configurar o Nano Station Loco M5 como cliente de um SuperPOP, equipamento da Computech Powered by Mikrotik, desenvolvido especialmente para ser utilizado em pontos de acesso outdoor.

Mais uma vez, espero ter ajudado!

Sugestões, dúvidas, deixe um comentário!

Abraço!

 

Comentários

  1. Observei que se selecionar na RB um modo que inclua o N, os clientes B/G não conectam se selecionar no data rates como configured. Só se deixar em default.
    Vê se acontece isso com você

    ResponderExcluir
  2. Os clientes B/G devem se conectar normalmente se no configured dos datarates você mantiver os datarates inferiores. Caso não funcione, pode ser sua versão do RouterOS. Tente trocar a versão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. mesmo que não seja homologado, é possível utilizar o cartão sr71-15 no lugar do R52Hn? A propósito este cartão será homologado?

    ResponderExcluir
  4. Tecnicamente falando, não há problema algum em usar o cartão da Ubiquiti SR71-15.
    Contudo, a questão de homologações dos equipamentos pela Anatel não é muito a nossa especialidade. Mas podemos dizer que os equipamentos são homologados por empresas nacionais que têm interesse na homologação. Não temos conhecimento de empresa com este interesse. A dica é ficar de olho nas homologações no site da Anatel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário