Perda da Licença

Olá, amigos.

Mais uma dica importante do nosso RouterOS, agora sobre a Perda da Licença.

Isso ocorre por diversas causas, mas mais frequentemente por dois motivos: atualização do sistema ou formatação do HD ou Flash por ferramentas de terceiros. Vamos ver como proceder em cada um destes casos. Boa sorte!

Perda de Licença por Atualização


Atualizei meu RouterOS para a última versão disponível, agora ele dá um erro dizendo que está sem licença.
A boa notícia é que, em princípio, você não perdeu sua licença. Ela está lá, só precisa recuperá-la, no seu Mikrotik mesmo.

O que fazer?




Você precisa fazer um downgrade de seu RouterOS. Ou seja, é necessário voltar a uma versão mais antiga, especificamente a versão 3.30, disponível para download em sites da web.

Como fazer?


- Coloque o arquivo .npk apropriado para seu roteador (por exemplo o "routeros-x86-3.30.npk", caso seja um PC) em "Files" no Winbox em seu RouterOS.
- Vá em "System / Packages", selecione o primeiro pacote da lista (routeros-xxx) e clique em "Downgrade".
Seu RouterOS irá reiniciar e voltará com a versão 3.30.
- Agora, abra "System / License" e clique em "Update License Key".
Novamente seu RouterOS irá reiniciar, e agora voltará com o novo SoftwareID.
Agora você pode voltar a fazer o upgrade para a versão mais atualizada.

Por que isso ocorre? 


A Mikrotik fez alterações em seu SoftwareID, acrescentando um dígito no código. Nas versões 3.X e anteriores, o SoftwareID tinha 7 caracteres alfanuméricos (XXX-XXXX), e hoje tem 8 (XXXX-XXXX).

Perda de licença por formatação indevida ou acidental.


É importante cuidar para que, depois que seu Mikrotik for licenciado, não se cometa o erro de formatar o disco onde está instalado o RouterOS com uma ferramenta que não seja da Mikrotik (o Netinstall, por exemplo).

O mais comum é colocarmos o HD (ou Flash Disk) em nosso Windows para tentarmos recuperar o acesso ao roteador. Quando o Windows detecta o disco, não reconhece a sua partição, mostrando imediatamente a opção de formatar o disco recém instalado. Clicou em formatar? Perdeu a licença. Assim, simples e triste.

Isso acontece por que a Mikrotik vincula o SoftwareID, código com o qual é gerada a licença, com a partição criada no disco. Vale dizer que é possível trocar todos os componentes de um roteador com RouterOS instalado, menos o dispositivo de armazenagem (HD ou Flash).

Existe uma saída neste caso, mas não é muito fácil de conseguir não. A Mikrotik pode fornecer, se for convencida de que não houve culpa do cliente, uma Licença de Recuperação. Custa US$ 10,00. Fale com seu fornecedor sobre esta "licença de emergência".

Espero ter ajudado!

Abraço a todos!

Comentários

  1. fui recuperar uma rb crs125-24g-rw e via yperterminal dei o comando para formatar a nad e agora nao consigo recuperar so fica dando kernel not found por favor me ajudem

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  2. ui recuperar uma rb crs125-24g-rw e via yperterminal dei o comando para formatar a nad e agora nao consigo recuperar so fica dando kernel not found por favor me ajudem acho que apaguei a licença

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  3. Tenho uma que veio com a versao 6.29.1, queria instalar a 5.20 a duvida eh se pode dar problema na licença.??

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