Quem usa Mikrotik?

Olá pessoal.

Eu, particularmente, gosto muito de Mikrotik. Costumo dizer que há um marco entre antes e depois do Mikrotik nas redes dos WISPs (Provedores de Internet Via Rádio). Ele ajudou bastante nosso negócio, e ainda ajuda.

Antes dele precisávamos fazer regras complicadas em Linux para um simples controle de banda, por exemplo. Hoje fazemos com as Simple Queues, de forma infinitamente mais fácil; Ou ainda, para analisar  o tráfego da rede era preciso visualizar logs complexos de tcpdump. Hoje fazemos com facilidade usando o Torch. Estas e muitas outras vantagens. 

Ah, sim. Isso tudo, obviamente, para quem estava neste negócio nesta época. Os outros já pegaram tudo pronto.

Entretanto, existem opiniões divergentes com relação à qualidade do sistema RouterOS da Mikrotik. Geralmente profissionais que trabalham há bastante tempo com equipamentos mais robustos, como Cisco e outros da mesma categoria, não têm uma boa experiência com o Mikrotik, relatando problemas como bugs, falhas de segurança.
Contudo, acessando o site da Mikrotik podemos verificar quem são os maiores clientes deles, as empresas que utilizam os produtos e serviços prestados pela nossa conhecida da Letônia. Entre eles:
  • NASA
  • Governo Americano
  • HP
  • Sprint
  • Vodafone
Acho que estes nomes podem dizer muito sobre o fabricante e seus produtos.

Então, quando seu cliente questionar a qualidade dos equipamentos que você está usando, mostre esta lista para ele ;-)








Comentários