Perda da Licença
Olá, amigos.
Mais uma dica importante do nosso RouterOS, agora sobre a Perda da Licença.
Isso ocorre por diversas causas, mas mais frequentemente por dois motivos: atualização do sistema ou formatação do HD ou Flash por ferramentas de terceiros. Vamos ver como proceder em cada um destes casos. Boa sorte!
Atualizei meu RouterOS para a última versão disponível, agora ele dá um erro dizendo que está sem licença.
A boa notícia é que, em princípio, você não perdeu sua licença. Ela está lá, só precisa recuperá-la, no seu Mikrotik mesmo.
Você precisa fazer um downgrade de seu RouterOS. Ou seja, é necessário voltar a uma versão mais antiga, especificamente a versão 3.30, disponível para download em sites da web.
- Coloque o arquivo .npk apropriado para seu roteador (por exemplo o "routeros-x86-3.30.npk", caso seja um PC) em "Files" no Winbox em seu RouterOS.
- Vá em "System / Packages", selecione o primeiro pacote da lista (routeros-xxx) e clique em "Downgrade".
Seu RouterOS irá reiniciar e voltará com a versão 3.30.
- Agora, abra "System / License" e clique em "Update License Key".
Novamente seu RouterOS irá reiniciar, e agora voltará com o novo SoftwareID.
Agora você pode voltar a fazer o upgrade para a versão mais atualizada.
A Mikrotik fez alterações em seu SoftwareID, acrescentando um dígito no código. Nas versões 3.X e anteriores, o SoftwareID tinha 7 caracteres alfanuméricos (XXX-XXXX), e hoje tem 8 (XXXX-XXXX).
É importante cuidar para que, depois que seu Mikrotik for licenciado, não se cometa o erro de formatar o disco onde está instalado o RouterOS com uma ferramenta que não seja da Mikrotik (o Netinstall, por exemplo).
O mais comum é colocarmos o HD (ou Flash Disk) em nosso Windows para tentarmos recuperar o acesso ao roteador. Quando o Windows detecta o disco, não reconhece a sua partição, mostrando imediatamente a opção de formatar o disco recém instalado. Clicou em formatar? Perdeu a licença. Assim, simples e triste.
Isso acontece por que a Mikrotik vincula o SoftwareID, código com o qual é gerada a licença, com a partição criada no disco. Vale dizer que é possível trocar todos os componentes de um roteador com RouterOS instalado, menos o dispositivo de armazenagem (HD ou Flash).
Existe uma saída neste caso, mas não é muito fácil de conseguir não. A Mikrotik pode fornecer, se for convencida de que não houve culpa do cliente, uma Licença de Recuperação. Custa US$ 10,00. Fale com seu fornecedor sobre esta "licença de emergência".
Espero ter ajudado!
Abraço a todos!
Mais uma dica importante do nosso RouterOS, agora sobre a Perda da Licença.
Isso ocorre por diversas causas, mas mais frequentemente por dois motivos: atualização do sistema ou formatação do HD ou Flash por ferramentas de terceiros. Vamos ver como proceder em cada um destes casos. Boa sorte!
Perda de Licença por Atualização
A boa notícia é que, em princípio, você não perdeu sua licença. Ela está lá, só precisa recuperá-la, no seu Mikrotik mesmo.
O que fazer?
Como fazer?
- Vá em "System / Packages", selecione o primeiro pacote da lista (routeros-xxx) e clique em "Downgrade".
Seu RouterOS irá reiniciar e voltará com a versão 3.30.
- Agora, abra "System / License" e clique em "Update License Key".
Novamente seu RouterOS irá reiniciar, e agora voltará com o novo SoftwareID.
Agora você pode voltar a fazer o upgrade para a versão mais atualizada.
Por que isso ocorre?
Perda de licença por formatação indevida ou acidental.
O mais comum é colocarmos o HD (ou Flash Disk) em nosso Windows para tentarmos recuperar o acesso ao roteador. Quando o Windows detecta o disco, não reconhece a sua partição, mostrando imediatamente a opção de formatar o disco recém instalado. Clicou em formatar? Perdeu a licença. Assim, simples e triste.
Isso acontece por que a Mikrotik vincula o SoftwareID, código com o qual é gerada a licença, com a partição criada no disco. Vale dizer que é possível trocar todos os componentes de um roteador com RouterOS instalado, menos o dispositivo de armazenagem (HD ou Flash).
Existe uma saída neste caso, mas não é muito fácil de conseguir não. A Mikrotik pode fornecer, se for convencida de que não houve culpa do cliente, uma Licença de Recuperação. Custa US$ 10,00. Fale com seu fornecedor sobre esta "licença de emergência".
Espero ter ajudado!
Abraço a todos!